top of page

A Arte Romana- entre o belo e o útil

MODULO 2
A ARQUITETURA
Alguns tipos de edifícios característicos deste estilo propagaram-se por toda a Europa, nomeadamente o aqueduto, a basílica, uma grande rede deestradas, a domus (residência), arcos do triunfo e o Panteão. Os monumentos romanos se caracterizam pela solidez; aprenderam com os etruscoso emprego do arco, assim como a abóbada ou teto curvo, que os gregos e egípcios não conheceram. Construíram também catacumbas, fontes,obeliscos, pontes e templos.
A Arquitétura
A ESCULTURA
 

A escultura da Roma Antiga foi uma das mais importantes expressões artísticas dos antigos romanos. Desenvolveu-se em toda a área de influência romana, tendo seu foco disseminador na capital, num período que vai do século VI a.C. aoséculo VI d.C.. A tradição grega de escultura permaneceu uma referência constante ao longo de toda a trajetória da arte escultórica em Roma, recebendo influência primeiro através da escultura etrusca, fortemente devedora dos gregos doperíodo arcaico, e a partir do período helenístico o contato passou a ser direto e ainda mais intenso e fecundo.

A Escultura
A PINTURA E O MOSAICO
A Pintura e o Mosaico foram estilos criados à muitos seculos atras.
Foi das maiores obras de arte criadas pelos Romanos, mas não, esta arete não foi criada pelos romanos, mas sim este estilo que é reconhecido em todo o mundo como melhor estilo de arte só para não falar da arquitetura porque também foi das mais bem sucedidas.
Vamos entrar melhor no tema...
Só basta clicar em "Mais Informações"
A Pintura e o Mosaico

Frescos de Pompeia

A COLUNA DE TRAJANO
A Coluna de Trajano Ã© um monumento em comemoração às vitórias das campanhas militares contra os Dácios.
Mandado construir pelo próprio imperador, pelo arquiteto Apolodoro de Damasco.

Situa-se no fórum perto do monte Quirinal, a coluna tem quase 30 metros de altura.

Constituída por vinte blocos de mármore, cada um pesando 40 toneladas, e um diâmetro de quatro metros. No seu interior, uma escada em espiral com 185 degraus dá acesso à plataforma do topo, de onde se obtém uma vista periférica da zona.

Ao longo da coluna, figuras em baixo relevo contam a história da guerra contra os dácios, repetidas vezes. Nesta coluna foram utilizados meios artísticos revolucionários para a época, como a utilização de uma árvore para separar uma cena de outra. Olhando a coluna de certa perspectiva é possível observar na vertical um "trailer" do assunto que é abordado na coluna.

Devido ao massacre que os romanos fizeram contra os dácios, alguns consideram a construção da coluna um monumento em homenagem a um "genocídio".

Acabaram no ano 113. Originalmente, no cimo da coluna havia a estátua de uma Ã¡guia.

Mas foi trocada pelo próprio Trajano por estatuas com a cara dele.

Em 1588, foi lá colocada uma estátua de São Pedro que ainda la esta, foi ordenada pelo Papa Sisto V.

 
 
A Coluna de Trajano
Frescos de Pompeia

No dia 24 de Agosto de 79, as cidades de Pompeia, Herculano e Nápoles foram arrasadas pela erupção vulcânica do Vesúvio.

No século XVIII foram encontrados vestígios dessas mesmas três cidades romanas, em bastante bom estado de preservação devido ás cinzas vulcânicas, que as cobriram por completo.

Entre as entusiasmantes descobertas pictóricas encontram-se os fabulosos frescos que cobriam as paredes interiores da maior parte das habitações privadas e até de alguns edifícios públicos.

A partir destas pinturas foi possível distinguir quatro estilos na evolução cronológica das pinturas pompeianas:

Estilo de incrustação ou primeiro estilo (séc. II a.C.) – Estilo importado da Grécia e do Mediterrâneo Oriental. As paredes eram divididas em três sectores horizontais onde eram pintados, com cores vivas, falsos envasamentos de mármore, plintos imitando madeira e até elementos arquitectónicos fingidos;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Anfiteatro Flávio em Roma

O Anfiteatro Flávio em Roma

O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano ou Flávio (em latim: Amphitheatrum Flavium), é um anfiteatroconstruído no período da Roma Antiga. Deve seu nome à expressão latina Colosseum (ou Coliseus, no latim tardio), devido à estátua colossal do imperador romano Nero, que ficava perto da edificação. Localizado no centro de Roma, é uma excepção de entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitetônico. Originalmente capaz de abrigar perto de 50 000 pessoas, e com 48 metros de altura, era usado para variados espetáculos. Foi construído a leste do Fórum Romano e demorou entre oito a dez anos a ser construído.

By Rafael Mecles M1B Nº25

MODULO 2

bottom of page